top of page

Oráculo - Para que serve?

  • Foto do escritor: Canto Das Feiticeiras
    Canto Das Feiticeiras
  • 23 de mai. de 2023
  • 3 min de leitura

Atualizado: 29 de nov. de 2025




Mulher mística simulando terceira visão.


Um oráculo é uma ferramenta a qual podemos receber as mensagens de divindades. É a resposta dada após uma consulta por meio de ações divinas.

Do latim oraculum (la) (oracŭlum). A palavra acabou sendo utilizada também como o local onde há a consulta divina e até para se referir à própria divindade consultada. Não é nenhum mistério que desde tempos remotos os oráculos são consultados por pessoas das mais diversas hierarquias, desde simples cidadãos da vila, condes, rainhas e principalmente por reis cristãos ou não. Muitas das decisões históricas foram com base na respostas dadas pelos oráculos através de conselheiras, videntes e bruxas, principalmente sobre que batalhas enfrentar e como vencê-las.

As mais diversas culturas consultam diversos oráculos. Sim, os oráculos tem muitas formas. As Cartas de Tarot dos Egípcios, Cartas Ciganas (Lenormand), Runas, Búzios e muitas outras.

Os Oráculos têm diferença?


Sim e não. A maneira de acessar os oráculos e se comunicar com as divindades tem diferença, os Búzios, por exemplo, é um oráculo de origem africana as divindades que respondem são Orixás. Já as Runas são de origem nórdica, é um alfabeto antigo que nunca chegou a ser um idioma. Segundo a mitologia o alfabeto Furthak, as runas foram um presente do deus Odin. Ele as teria conquistado enquanto buscava iluminação pendurado na Yggdrasil, a árvore da vida. São 24 letras, cada letra representa uma mensagem dos deuses. Hoje as Runas foram reduzidas para 16. Logo, para quem tem afinidade com as deidades africanas, a maneira de evocar as respostas e a interpretação das mensagens se dá de uma forma distinta. Já quem possui uma conexão com os deuses nórdicos a forma de consultar o oráculo das Runas é outro.



Mesa com cartas de Tarot.


As Cartas e suas Variações


Muitas pessoas têm dúvidas, e com razão, sobre as variações das cartas, desde as chamadas Cartas Ciganas e o Tarot. Primeiro que as Cartas Ciganas não são as mesmas que o Tarot.

As Cartas Ciganas possuem símbolos da cultura cigana apesar de não ter origem de povos ciganos, sua origem é europeia, francesa. Segundo a história, foi criado por Marie Anne Adelaïde LeNormand, Madame Lenormand, renomada cartomante e esotérica da alta sociedade na Era Napoleônica. O primeiro baralho era comporto de 52 de cartas, mais tarde foi lançado o Petit Lenormand com as 36 cartas. O mais tradicional e difundido jogo de cartas ciganas completa 210 anos.

Hoje existem outras variações das cartas ciganas como Baralho Sara Kali, Baralho Cigana Esmeralda, Vovó Cigana entre outros. Alguns com 48 cartas, 24 cartas e interpretações diferentes. São baralhos criados com a mesma sistemática, o que muda basicamente são os modelos de cartas e as interpretações de cada.

Em geral, os baralhos ciganos dão respostas à perguntas corriqueiras referentes ao cotidiano, sendo mais imediatistas.

O Tarot, por sua vez, é baseado num estudo mais profundo filosófico e psicológico do ser humano. Os primeiros relatos do Tarot contam que que surgiu juntamente com a civilização egípcia, eram lâminas decoradas em ouro e retratam a sabedoria filosófica desse povo. Muito mais aprofundado aborda questões filosóficas como o Eu Superior, o destino pautado em escolhas sábias e evolução do ser humano. Era estudado em sociedades secretas onde apenas o escolhido por um conselho poderia iniciar seus estudos.

O Tarot de Marselha, segundo historiadores, foi criado posteriormente no século XV por membros da família Viscondi na Itália. Composto por 78 cartas divididos entre arcanos maiores e menores foi inicialmente usado como recreação.

Após surgiu outras variações como o Tarot de Waite com simbolismo mais profundo dos arquétipos, ditos como espelho da alma, traduzem o inconsciente. Com seu uso como oráculo as respostas se baseiam no entendimento do passado, de como está a situação hoje para que haja um futuro melhor. Os primórdios do Tarot tem base cristã.

Hoje você pode encontrar outras mil variações do Tarot nas mais diversas editoras nacionais e internacionais com simbolismos e interpretações diferentes. Todas têm sua forma válida de conexão com o astral e em todas as versões você pode obter respostas e orientações para sua evolução.


O Oráculo não toma decisões por você

Todos os oráculos trazem a tona respostas ao presente, através do passado e do possível futuro, sobre o caminho que estamos seguindo, as opções que temos, o que podemos mudar a partir da qualidade de suas ações, do caráter, sentimentos e seus pensamentos. Somos nós que vamos tecendo o futuro a partir de nossas decisões.

Jamais um oráculo poderá tomar decisões por você. O oráculo independe da religião ou do credo de quem vai consultar, não interfere no seu futuro, nas suas escolhas, não julga.

Comentários


Centro TT Ltda
Santa Catarina - Brasil
E-mail: cantodasfeiticeiras@gmail.com
Whatsapp: +55 48 99683-5555
Formas de Pagamento

Débito  Crédito  Pix
  • Pinterest Canto das Feiticeiras
  • Facebook Canto das Feiticeiras
  • Instagram Canto das Feiticeiras

© 2023 Canto das Feiticeiras Centro TT. CNPJ 49.534.896/0001-88

bottom of page